Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
MEDICINA SOCIAL []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 18   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

  2 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:476 - (751)
Autor:Roemer, Milton Irwin.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:The meanings of social medicine and public health^ien.
Fonte:Scand J Soc Med;21(2):63-65, 1993. .
Resumo:O termo "Medicina Social" tem sido marcado por uma grande confusão na literatura médica, na educação médica e na discussão dos sistemas de cuidados de saúde. Ele ocupou diversos relacionamentos com o termo "saúde pública", o que este artigo vai explorar^ipt.
Descritores:Medicina Social
Saúde Pública
Localização: - 019 - 019 - 019 - 019 - 019

  3 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:460 - (735)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Bynum, W. F; Porter, Roy
Título:Companion Encyclopedia of the History of Medicine^ien ..-
Fonte:London; Routledge; 1993. [1848] p. .
Resumo:Esta é uma obra de referência abrangente, que examina todos os aspectos da história da medicina, tanto clínica e social, e reflete as abordagens complementares para a disciplina. Fornece levantamentos factuais detalhados e informativos, como também interpretações contemporâneas e debate historiográfico^ipt.
Descritores:História da Medicina
Enciclopédias como Assunto
Medicina Social/hstt
Medicina Clínica/hstt
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 022

  4 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:452 - (727)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A medicina social no Brasil: um estudo de sua trajetória^ipt / Social medicine in Brazil: a study of its trajectory
Fonte:In: Campos, Gastão Wagner de Souza; Merhy, Emerson Elias; Nunes, Everardo Duarte.Planejamento sem normas^ipt. São Paulo, Hucitec, 1989. p.113-134.
Resumo:Apresenta a tentativa de apreender de forma ampla a trajetória da medicina social no Brasil. Foge completamente aos limites da abordagem uma análise completa e mesmo uma cronologia que situe toda questäo da saúde, do século 19 aos dias atuais. A intençäo é captar aspectos básicos que demarcam, para a saúde, especialmente no que se refere às suas práticas sociais instauradas e à produçäo científica, o seu encaminhamento como questäo social^ipt.
Descritores:Medicina Social/hstt
Saúde Pública/hstt
Localização:OHS/ORH - I-01 - 006

  5 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:451 - (726)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Campos, Gastão Wagner de Souza; Merhy, Emerson Elias; Nunes, Everardo Duarte
Título:Planejamento sem normas^ipt Planning without standards-
Fonte:São Paulo; Hucitec; 1989. 134 p. .
Descritores:Medicina Social
Saúde Pública
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 016

  6 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:427 - (702)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Saúde coletiva: história de uma idéia e de um conceito^ipt / Public health: history of an idea and a concept
Fonte:Saúde Soc;3(2):5-21, 1994. .
Resumo:Resgata a trajetória histórica e conceitual da "Saúde Coletiva", evidenciando as suas raízes nos projetos preventivistas e da medicina social. Estes projetos, que se estenderam a partir dos anos 50 e que culminam com a idéia da chamada "Saúde Coletiva", apresentam aspectos que os diferenciam na apreensäo do social e do coletivo. Aponta sua tríplice dimensäo: como corrente de pensamento, como movimento social e como prática teórica^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Medicina Social/hstt
Ciências Sociais
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/02.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 002

  7 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:424 - (699)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medicina social: origens e desenvolvimentos^ipt / Social medicine: origins and developments
Fonte:Rev. Cult. Vozes;74(3):173-190, 1980. .
Resumo:A tentativa de sistematizar a história da medicina social não constitui tarefa das mais simples, pois o assunto é amplo e envolve uma complexa relação com os fatores sociais, econômicos, políticos e ideológicos. De outro lado, as análises podem se referir à incorporação do social, como a prática social da medicina, aos conteúdos e às variáveis sociológicas, econômicas e políticas que em épocas históricas determinadas foram trazidas para a análise da medicina, ou ainda à medicina como fato político. Neste trabalho foram privilegiadas as formas assumidas pela medicina como prática social, relacionando as principais formas que foram assumidas aos determinantes sociais, econômicos e políticos. Foi realizada uma análise, portanto, da trajetória do projeto de medicina social, que apresenta aspectos específicos de acordo com as características estruturais que a possibilitaram^ipt.
Descritores:Medicina Social/hstt
Literatura de Revisão como Assunto
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 038

  8 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:398 - (673)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Comité de expertos de la OPS-OMS. Primer informe sobre la enseñanza de la medicina preventiva y social en las escuelas de medicina de la América Latina^ies / Committee of Experts of the PHO-WHO. 1st report on the teaching of preventive and social medicine in the schools of medicine in Latin America
Fonte:Educ. méd. salud;3(2):133-155, abr. 1969. .
Resumo:Este texto, formulado pelo Comitê de Especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPS/OMS) indica recomendações acerca do ensino da medicina preventiva e social nas escolas de medicina da América Latina, além de sugerir livros e textos adequados a este propósito. Foram destacados três objetivos gerais, que são intimamente ligados entre si: ensino, investigação e serviço, que devem ser entendidos em função das necessidades da comunidade, que deve ser a preocupação básica de uma universidade. Foram levantados aspectos como a formação do médico (geral) e de especialistas (levando em conta o tipo de médico que o país necessita, afim de precisar da contribuição que os departamentos de medicina preventiva devem prestar a este processo global da escola médica), educação médica continuada e formação de pessoal docente. Partindo por estes princípios, o Comitê analisou vários documentos que tentam definir as características da formação de médicos, propondo um novo conteúdo programático para as escolas de medicina, bem como assinalando objetivos específicos do ensino da medicina preventiva e social, afim de promover o desenvolvimento da própria. Tal desenvolvimento gerará mudanças afim de formar pessoal de saúde que atendam melhor às necessidades da população, contribuindo para um país mais saudável, e que possa evoluir na saúde, bem como nos aspectos econômicos e sociais^ipt.
Descritores:Educação Médica
Medicina Preventiva/eucc
Medicina Social/eucc
Organização Mundial da Saúde
América Central
 México
 América do Sul
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37849.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 007

  9 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:327 - (540)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Saúde coletiva: história de uma idéia e de um conceito^ipt.
Fonte:Saúde Soc;3(2):[5-21], 1994. .
Resumo:O presente trabalho procura resgatar de forma sintética a trajetóriahistórica e conceitual da "Saúde Coletiva", evidenciando as suas raízes nos projetos preventivistas e da medicina social. Estes projetos, que se estenderam a partir dos anos 50 e que culminam com a idéia da chamada "Saúde Coletiva", apresentam aspectos que os diferenciam na apreensão do social e do coletivo. Ao tratar especificamente da idéia de uma Saúde Coletiva, o texto aponta para a sua tríplice dimensão: como corrente de pensamento, como movimento sociale como prática teórica.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hist
Medicina Social/hist
Medicina Preventiva/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/02.pdf
Localização:OHS/ORH-C-04-002

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:289 - (468)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Nogueira, Roberto Passos
Título:[Depoimento de Roberto Passos Nogueira ao projeto História da Cooperação Técnica da OPAS na Área de Recursos Humanos em Saúde]^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; s.d. 18 p. .
ProjetoOrganização Pan-Americana da Saúde; . Ministério da Saúde; . Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. História da Cooperação Técnica da OPAS na Área de Recursos Humanos em Saúde.
Resumo:Depoimento oral prestado aos pesquisadores Carlos Henrique Assunção Paiva e Janete Lima de Castro, em 26 de julho de 2005^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Saúde Pública
Medicina Social
Educação Médica
Formação de Recursos Humanos
 Organização Pan-Americana da Saúde
 Programas e Projetos de Saúde
 Política de Saúde
 Cooperação Internacional
 Recursos Humanos em Saúde
 Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
 Pessoas Famosas
Meio Eletrônico:http://www.coc.fiocruz.br/observatoriohistoria/opas/fontes/ronoEntrevista.htm
Localização:OHS/ORH - G-01 - 005

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:257 - (436)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Arouca, Antonio Sérgio da Silva
Título:O Dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva^ipt The Dilemma preventivist: contribution for the understanding and critic of the preventive medicine-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2003. 268 p. .
Resumo:Faz a crítica aguçada à concepção liberal e individualista que dava sustentação à medicina preventiva brasileira. O autor enfoca as limitações desta e busca abrir espaços para uma nova construção teórica, invocando a abordagem histórica como caminho fundamental e colocando o campo da saúde pública no interior dos conflitos sociais. Apresenta ainda, artigos de autores convidados, notórios profissionais da saúde, que buscam comentar, discutir e relativizar, no tempo, as questões abordadas em cada capítulo da obra^ipt.
Descritores:MEDICINA PREVENTIVA
MEDICINA SOCIAL
SAÚDE PÚBLICA
BRASIL

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:235 - (414)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Schraiber, Lilia Blima
Título:Educação médica e capitalismo: um estudo das relações educação e prática médica na ordem social capitalista^ipt ..-
Fonte:São Paulo; Hucitec; 1989. 133 p. .
Resumo:Reflexões sobre o estudo das relações entre a educação e a prática médica, sobretudo centrado nas condições da emergência da educação e da prática profissional com suas especificidades modernas, apontando os compromissos estruturais da prática para com a reprodução das condições sociais em que estão inseridas, sem perder de vista o diálogo com as propostas reformadoras do ensino e da assistência médica^ipt.
Descritores:EDUCAÇAO MÉDICA
SISTEMAS POLITICOS
ORGANIZAÇAO SOCIAL
ETICA MEDICA
MEDICINA SOCIAL
MEDICINA ESTATAL
Administração da Prática Médica
Escolas Médicas

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:225 - (404)
Autor:Paim, Jairnilson Silva.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medicina preventiva e social no Brasil: modelos, crises e perspectivas^ipt / Social and preventive medicine in Brazil: models, crises and perspectives
Fonte:Saúde debate;(11):57-59, 1981. .
Resumo:Aborda o movimento de Medicina Preventiva e Social(MPS) no Brasil, a partir da segunda metade dos anos 1950. Apresenta seu processo de implantação, os três modelos principais do projeto - modelo mínimo legal, liberal e racionalizador -, as primeiras dificuldades enfrentadas e o desenvolvimento teórico do movimento na América Latina e particularmente no Brasil^ipt.
Descritores:MEDICINA PREVENTIVA
MEDICINA SOCIAL
BRASIL
 HISTORIA DA MEDICINA
 AMÉRICA LATINA
Localização:OHS/ORH - C-03 - 030

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:212 - (391)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:García, Juan Cesar
Título:La educación medica en América Latina^ies ..-
Fonte:Washington; OPAS; 1972. 413 p. ^btab.
Resumo:Ilustra una de las funciones de la Organización Panamericana de la Salud - la de diagnostico. Iniciado en 1967 con el objeto de evaluar la ensenanza de los aspectos preventivos y sociales de la medicina en la América Latina, se expande en sus alcances hasta cubrir el analisis de todo el proceso de formación de medicos y su conexion con la practica medica y la estructura social^ipt.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
ESCOLAS MÉDICAS
MEDICINA PREVENTIVA
 MEDICINA SOCIAL
 AMÉRICA LATINA

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:199 - (378)
Autor:Buss, Paulo Marchiori.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medicina social no Brasil: esboço do perfil de um pioneiro^ipt / Social medicine in Brazil: a pionner's profile
Fonte:Cad. saúde pública;4(3):342-348, jul.-set. 1988. .
Resumo:Discurso de saudação do vice-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública ao dr. Hésio de Albuquerque Cordeiro, por ocasião de sua titulação como professor Honoris Causa daquela escola^ipt.
Descritores:MEDICINA SOCIAL
Pessoas Famosas
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/pdf/csp/v4n3/10.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-03 - 042

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:187 - (366)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Donnangelo, Maria Cecília F; Pereira, Luiz
Título:Saúde e sociedade^ipt ..-
Fonte:São Paulo; Livraria Duas Cidades; 1976. 1-124 p. .
Resumo:A partir da análise das relações entre medicina como prática social e a estrutura das sociedades concretas onde ela se desenvolve, este trabalho busca sistematizar algumas das questões que cercam o campo da Medicina Comunitária como forma de prestação de serviços médicos. [...] Medicina e Estrutura Social e Medicina Comunitária são os títulos atribuídos às duas partes de que se compõe o texto e nas quais se procura estudar, respectivamente, a medicina como prática social articulada a outras práticas, em uma específica estrutura social, e a constituição do campo da medicina comunitária por referência às formas assumidas, em suas relações com a política do bem-estar social. (AU)^ipt.
Descritores:Assistência médica
Saúde pública
Política de saúde
Medicina Social

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:168 - (347)
Autor:Birman, Joel.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A Physis da saúde coletiva^ipt.
Fonte:Physis (Rio J.);15(supl. 0):11-16, 2005. .
Resumo:Defende e argumenta que os conceitos de saúde pública e saúde coletiva são campos não homogêneos, por se referirem a diferentes modalidades de discursos, com fundamentos epistemológicos diversos e origens históricas particulares. Examina a emergência do campo da saúde pública em fins do séc. XVIII, marco do investimento político da medicina por parte dos Estados, na reconstrução das estruturas urbanas. Analisa o contexto histórico em que surge a concepção de saúde coletiva e seus fundamentos teóricos, marcados pela crítica ao projeto médico-naturalista da saúde pública e pela multidisciplinaridade, admitindo diversidade de objetos e abordagens em torno do tema saúde. Apresenta o número inaugural da revista "Physis", que encampa os pressupostos da saúde coletiva(AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
MEDICINA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#N1
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 015

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:74 - (253)
Autor:Foucault, Michel.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Historia de la medicalización^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;11(1):3-25, 1977. .
Resumo:[...] Analisa o desenvolvimento do sistema médico e o modelo seguido no Ocidente a partir do século XVIII, com base em três aspectos: a bio-história, a socialização e a economia da saúde. A seguir, aprofunda-se no exame da história da socialização da medicina a partir do século XIX, adotando como referência o exemplo da França. Sustenta [...] que a medicina moderna é uma medicina social e, portanto, uma prática social desenvolvida na sociedade capitalista desde fins do século XVIII e princípios do XIX, o que determina a estruturação de três formas de medicina: a medicina estatal, a medicina urbana e a medicina do trabalhador. Analisando o desenvolvimento histórico e a vinculação de cada uma dessas formas com a estrutura social vigente na Alemanha, França e Inglaterra, define por que, a partir de fins do século XVIII e princípios do XIX, foi estabelecida uma medicina "burocratizada, coletivizada e estatizada" na Alemanha; a medicina urbana, com seus métodos de vigilância, na França; e a medicina do trabalhador na Inglaterra.(AU)^ies.
Descritores:MEDICINA ESTATAL/hist
MEDICINA SOCIAL/hist
SERVICOS URBANOS DE SAUDE/hist
MEDICINA OCUPACIONAL/hist
Limites:HISTORIA DA MEDICINA MODERNA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/4839.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 391



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3